Logotipo NIPE

Pessoas

  • Membros integrados

Vasco Eiriz

Doutoramento em Gestão Universidade de Manchester

Sobre

Vasco Eiriz é professor da Universidade do Minho, Escola de Economia e Gestão, Departamento de Gestão e NIPE. Foi Vice-Presidente da Escola de Economia e Gestão, Diretor do Departamento de Gestão. Foi também Diretor de vários ciclos de estudo (Licenciatura em Gestão, Licenciatura em Marketing, Mestrado em Marketing e Estratégia) e membro de várias outras comissões diretivas e equipas de trabalho. Antes de aceder à carreira docente universitária foi Auditor e Consultor Empresarial nos escritórios de Lisboa da KPMG Portugal.

Agregação em Gestão Industrial, Universidade de Aveiro (Portugal). Apresentou o seminário intitulado “Redes Organizacionais e Empreendedorismo – Uma Visão Integrada”, e um relatório duma unidade curricular de Empreendedorismo.

PhD in Management, University of Manchester Institute of Science and Technology (actual University of Manchester, Reino Unido). Tese intitulada “A Network and Relationship Approach to Strategic Marketing in Competitively Volatile Sectors”.

Mestre em Gestão de Empresas, Área de Especialização em Marketing, Universidade do Minho. Dissertação intitulada “Alianças Estratégicas – Empresas Portuguesas no Contexto Internacional”.

Licenciado em Gestão, Opção de Gestão Económico-Financeira, Instituto Superior de Gestão (Lisboa, Portugal).

 

Áreas de interesse

Estratégia e empreendedorismo; criação de empresas; crescimento e dinâmica empresarial
Modelos de negócio e inovação
Estratégia em redes de PMEs
Marketing relacional e redes em mercados organizacionais e mercados consumidores

Publicações

Barbosa, N , & Eiriz, V (2009)

Linking corporate productivity to foreign direct investment: An empirical assessment

International Business Review, 18(1), 1–13 DOI
Areias, J S , & Eiriz, V (2013)

Building competitive advantage through inter-organizational projects

Strategic Direction, 29(9), 31-34 DOI
Ferreira, M , Eiriz, V , & Soares, A M (2013) The impact of market-related factors on the entry mode of small and medium enterprises Journal of Transnational Management, 18(4), 273-291 DOI
Eiriz, V (2020)

Spatial proximity and SME strategy in local networks

Journal of Business and Industrial Marketing, 35(2), 338–348 DOI
Figueiredo, J , & Eiriz, V (2021)

Fragrances' luxury brand extension: consumer behaviour and influences

EuroMed Journal of Business, 16(2), 241-258 DOI
Eiriz, V , & Areias, S J (2008)

Competing through cooperation in international supply networks: A case study from the clothing industry

International Journal of Globalisation and Small Business, 2(3), 244-261 DOI
Eiriz, V , & Wilson, D (2006)

Research in relationship marketing: Antecedents, traditions and integration

European Journal of Marketing, 40(3-4), 275-291 DOI
Eiriz, V , & Guimaraes, F (2016) Affectionate Relationships With Brands: Study of the Consequences of Brand Love with Summer Festivals Revista Brasileira de Marketing, 15(3), 432-444 DOI
Areias, J S , & Eiriz, V (2020)

Inter-organizational projects and competitiveness in industrial networks in the textile and clothing industry

Journal of Modern Project Management, 7(4), 98–119 DOI
Eiriz, V , Barbosa, N , & Ferreira, V (2019)

Impacts of Technology Adoption by Small Independent Food Retailers

Journal of Small Business Management, 57(4), 1485–1505 DOI
Eiriz, V , Barbosa, N , & Ferreira, V (2019)

Impacts of Technology Adoption by Small Independent Food Retailers

Journal of Small Business Management, 57(4), 1485–1505 DOI
Eiriz, V , & Carreiras, J (2018)

Change in supply networks: a case study in the automotive components industry

Management Decision, 56(4), 922–936 DOI
Eiriz, V , Gonçalves, M , & Areias, J S (2017)

Inter-organizational learning within an institutional knowledge network: A case study in the textile and clothing industry

European Journal of Innovation Management, 20(2), 230–249 DOI
Eiriz, V , Gonçalves, M , & Areias, J S (2017)

Inter-organizational learning within an institutional knowledge network: A case study in the textile and clothing industry

European Journal of Innovation Management, 20(2), 230–249 DOI
Lima, V , Eiriz, V , & Barbosa, N (2017)

Acesso a recursos através de redes de relacionamento – A perspetiva das empresas de um cluster de calçado do norte de Portugal

Revista Brasileira De Gestao e Desenvolvimento Regional, 13(1), 32–53 DOI
Eiriz, V , & Carvalho, D (2016)

Efeitos da entrada da IKEA num cluster de produção de móveis

Revista Produção e Desenvolvimento, 2(1), 90–102 DOI
Eiriz, V , & Guimarães, F (2016)

Relacionamentos afetivos com as marcas: Estudo das consequências do amor pela marca dos festivais de verão

Revista Brasileira De Marketing, 15(3), 432–444 DOI
Eiriz, V , Barbosa, N , & Ferreira, V (2016)

Motivos da adoção de tecnologias pelas micro e pequenas empresas distribuidoras de produtos alimentares

Revista Brasileira De Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), 4(1), 52–65 DOI
Faria, A P , Barbosa, N , & Eiriz, V (2015)

Firm Innovation and Co-Location in Portugal

Growth and Change, 46(4), 574–592 DOI
Barbosa, N , Faria, A P , & Eiriz, V (2014)

Industry-and firm-specific factors of innovation novelty

Industrial and Corporate Change, 23(3), 865–902 DOI
Eiriz, V , Faria, A , & Barbosa, N (2013)

Firm growth and innovation: Towards a typology of innovation strategy

Innovation: Management, Policy and Practice, 15(1), 97–111 DOI
Eiriz, V , Barbosa, N , & Lima, V (2013)

Differences of absorptive capacity between firms within a cluster

Transformations in Business and Economics, 12(3), 203–214 DOI
Oliveira, H C , Rodrigues, L L , & Eiriz, V (2012)

O Balanced Scorecard e a Organizaçao de Aprendizagem - Estudo de Caso

Revista Universo Contábil, 8(4), 167–183 DOI
Barbosa, N , & Eiriz, V (2010)

Entrepreneurship and inward foreign direct investment in Portugal

In H Lenihan, B Andreosso-O’Callaghan, & M Hart (Eds ), Smes In A Globalised World: Survival and Growth Strategies on Europe’s Geographical Periphery (pp 161–180) Edward Elgar DOI
Eiriz, V , Alves, L , & Faria, A P (2012)

Estudo de Casos Sobre Transferência de Tecnologia para Spin-offs Universitários em Portugal

Revista De Administração e Inovação/Innovation & Management Review, 9(1), 167–187 DOI
Barbosa, N , & Eiriz, V (2009)

The role of inward foreign direct investment on entrepreneurship

International Entrepreneurship and Management Journal, 5(3), 319–339 DOI
Lima, V , Eiriz, V , & Barbosa, N (2017) Acesso a recursos através de redes de relacionamento: a perspectiva das empresas de um cluster de calçado do norte de Portugal Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, 13(1) DOI
Eiriz, V , Gonçalves, M , & Areias, J S (2017)

Inter-organizational learning within an institutional knowledge network: A case study in the textile and clothing industry

European Journal of Innovation Management, 20(2), 230–249 DOI
Eiriz, V , & Barbosa, N (2008)

Mudanças na distribuição automóvel europeia

Revista Portuguesa e Brasileira De Gestão, 7(1), 44–55 DOI
Eiriz, V (2007)

Redes de conhecimento: estudo de um caso sobre a relação universidade-empresa

Revista De Administração Contemporânea Electrônica, 1(2), 172–186 DOI
Eiriz, V , & Barbosa, N (2007)

Interacção entre redes organizacionais locais

Revista Portuguesa De Estudos Regionais, 16, 23–42 DOI
Eiriz, V , Simoes, J , & Gonçalves, M (2007)

Obstáculos à gestão do conhecimento nas escolas de gestão e economia do ensino superior público em Portugal

Comportamento Organizacional e Gestão, 13(2), 153–167 DOI
de Castro, L M , & Eiriz, V (2007)

Women and Entrepreneurship: Contemporary Classics

International Entrepreneurship and Management Journal, 3(3), 345–347 DOI
Eiriz, V , & Barbosa, N (2006)

Dimensões de análise da competitividade hospitalar em Portugal

Revista Portuguesa De Gestão e Saúde, 1(1), 26–33 DOI
Eiriz, V , & Wilson, D (2006)

Research in relationship marketing: antecedents, traditions and integration

European Journal of Marketing, 40(3/4), 275–291 DOI
Eiriz, V , & Figueiredo, J (2005)

Quality evaluation in healthcare services based on the customer-provider relationship

International Journal of Health Care Quality Assurance, 18(6-7), 404–412 DOI
Eiriz, V , & Figueiredo, J A (2004)

Uma abordagem em rede à avaliação da qualidade dos serviços de saúde

Revista Portuguesa e Brasileira De Gestão, 3(4), 20–28 DOI
Rita, P , Eiriz, V , & Conde, B (2022)

The role of information for the customer journey in mobile food ordering apps

Journal of Services Marketing, (ahead-of-print) DOI

Projectos

Dinâmica de Inovação, Estratégia Empresarial e Interacções

Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Duração: 2010-04-15 - 2013-10-14

Ensino

Criação de Negócios Licenciatura
Empreendedorismo Mestrado
Estratégia e Competitividade Mestrado
Estratégia Empresarial Mestrado
Estratégia Empresarial Mestrado
Gestão Estratégica Empresarial Mestrado
Projeto de Marketing Licenciatura

ODS