Logotipo NIPE

Apresentação

Bem-vindos ao Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresarias

Fundado em 1999, o Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais (NIPE) é uma subunidade da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Inicialmente com um perfil mais especializado em Macroeconomia e Política Económica, o crescimento do número de membros levou a um alargamento das áreas de interesse do centro a outros campos da Economia e, posteriormente, às Finanças e à Gestão.

O NIPE tem atualmente cerca de 100 membros, dos quais 40 são membros efetivos. Na última avaliação das Unidades de I&D efetuada, em 2019, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o NIPE obteve a classificação de Muito Bom, situando-se entre as quatro unidades de investigação melhor classificadas na área de investigação a que pertence.

Missão

Produzir e partilhar investigação científica inovadora, relevante e rigorosa nas áreas de economia e gestão, de interesse para a academia, organizações e sociedade. Informar e orientar tomadas de decisão. Contribuir para direcionar o nosso campo disciplinar no sentido dos desafios económicos, sociais e ambientais do futuro.

Objetivos

Contribuir para o avanço da ciência económica e das ciências empresarias, através de publicações em revistas científicas de referência internacional. Disseminar o conhecimento produzido junto da comunidade académica e da sociedade em geral.

Contribuir, através da prestação de consultoria, para a adoção de medidas de política económica baseadas em análises científicas rigorosas da economia Portuguesa e Europeia.

Diretora

Diretor – Adjunto

As atividades de investigação estão organizadas em cinco linhas de investigação.
Os interesses de investigação dos membros podem abarcar várias linhas de investigação.

Toke Aidt

Professor Catedrático
U Cambridge, Reino Unido

PhD University
of Aarhus, Dinamarca​

João Cocco

Professor catedrático
London Business School, Reino Unido

PhD Harvard University, EUA

Gene Grossman

Professor catedrático
Princeton University, EUA

PhD Massachusetts Institute
of Technology, EUA

Muito Bom

Na última avaliação das Unidades de I&D efetuada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais (NIPE) obteve a classificação de Muito Bom, situando-se entre as quatro unidades de investigação melhor classificadas em Portugal.