Logotipo NIPE

Apresentação

Bem-vindos ao Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresarias

Fundado em 1999, o Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais (NIPE) é uma subunidade da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Inicialmente com um perfil mais especializado em Macroeconomia e Política Económica, o crescimento do número de membros levou a um alargamento das áreas de interesse do centro a outros campos da Economia e, posteriormente, às Finanças e à Gestão.

O NIPE tem atualmente cerca de 100 membros, dos quais 43 são membros efetivos. Na última avaliação das Unidades de I&D efetuada, em 2019, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o NIPE obteve a classificação de Muito Bom, situando-se entre as quatro unidades de investigação melhor classificadas na área de investigação a que pertence.

Missão

Produzir e partilhar investigação científica inovadora, relevante e rigorosa nas áreas de economia e gestão, de interesse para a academia, organizações e sociedade. Informar e orientar tomadas de decisão. Contribuir para direcionar o nosso campo disciplinar no sentido dos desafios económicos, sociais e ambientais do futuro.

Objetivos

Contribuir para o avanço da ciência económica e das ciências empresarias, através de publicações em revistas científicas de referência internacional. Disseminar o conhecimento produzido junto da comunidade académica e da sociedade em geral.

Contribuir, através da prestação de consultoria, para a adoção de medidas de política económica baseadas em análises científicas rigorosas da economia Portuguesa e Europeia.

Diretora

Diretor – Adjunto

As atividades de investigação estão organizadas em cinco linhas de investigação.
Os interesses de investigação dos membros podem abarcar várias linhas de investigação.

Toke Aidt

Professor Catedrático
U Cambridge, Reino Unido

PhD University
of Aarhus, Dinamarca​

João Cocco

Professor catedrático
London Business School, Reino Unido

PhD Harvard University, EUA

Gene Grossman

Professor catedrático
Princeton University, EUA

PhD Massachusetts Institute
of Technology, EUA

Sofia Berto Villas-Boas

Professora Catedrática
University of California
Berkeley, EUA

PhD, University of California
Berkeley, EUA

Muito Bom

Na última avaliação das Unidades de I&D efetuada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais (NIPE) obteve a classificação de Muito Bom, situando-se entre as quatro unidades de investigação melhor classificadas em Portugal.