Notícias

O Prémio Nobel da Economia deste ano foi atribuído a David Card e à dupla Joshua Angrist e Guido Imbens. Os dois primeiros economistas participaram em eventos científicos organizados pelo NIPE.

David Card, da Universidade da California, Berkeley, esteve na EEG em 2009 como consultor do projeto The impact of the minimum wage: going three steps further, tendo sido o orador principal do workshop do Economic Analysis Using Linked Employer and Employee Data. Mais recentemente, Card foi orador convidado do 6th Linked Employer-Employee Data (LEED) Workshop, no âmbito do projeto It’s All About Productivity: contributions to the understanding of the sluggish performance of the Portuguese economy. David Card recebeu o prémio pelas suas contribuições empíricas para a Economia do trabalho, área em que o NIPE se tem vindo a afirmar a nível internacional.

Joshua Angrist, do MIT, lecionou na 6ª Escola de Verão do NIPE, em 2009, com o tema Empirical Strategies. Joshua Angrist e Guido Imbens, Universidade de Stanford, foram distinguidos pela Academia Real Sueca das Ciências pelas suas contribuições metodológicas para a análise de relações causais.