Notícias

Investigador NIPE distinguido com o Prémio António Simões Lopes 2020 pela sua tese de doutoramento

Izzat Ramadan recebeu o Prémio António Simões Lopes 2020 pela melhor tese de doutoramento apresentada em universidades portuguesas

O investigador do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais (NIPE) e alumnus da Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho, Izzat Ramadan, foi distinguido com o Prémio António Simões Lopes 2020, atribuído pela Ordem dos Economistas e pela PwC ao autor da melhor tese doutoral em Economia apresentada em Portugal no último ano.
A tese premiada “Three essays on financial literacy and financial behavior”, foi defendida no seu doutoramento em Ciências Empresariais, realizado na EEG, sob a orientação de Manuel Rocha Armada e Cristiana Leal, também eles investigadores do NIPE e professores do Departamento de Gestão.

O estudo de Izzat Ramadan recai sobre três ensaios sobre literacia e comportamento financeiro. Nestes ensaios, é revelado que há efeitos positivos quando estas duas variáveis se juntam e é sugerida a criação de políticas públicas e planos de educação financeira para diferentes grupos, tendo em consideração o género, o país, a religião, a estrutura familiar e o perfil psicológico do cidadão, a fim de melhorar a sua performance. A tese demonstra que o comportamento financeiro de uma dada pessoa tem como principal determinante a sua literacia financeira, que, todavia, depende da socialização financeira com os pais, da impaciência, da confiança e da aversão ao risco, entre outros aspetos.

A distinção foi entregue durante o 9º Congresso Nacional dos Economistas, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.