SIC Notícias | Comentários de Luís Aguiar-Conraria

Luís Aguiar-Conraria, Professor Catedrático da Universidade do Minho e Investigador do NIPE, comenta habitualmente temas económicos na SIC Notícias. Assim, na Edição da Noite do passado dia 29 de agosto no mesmo canal televisivo, analisa a situação atual do custo de vida dos portugueses face à inflação que se faz sentir, entre outros temas.

Não há uma varinha mágica para isolar os portugueses do aumento do custo de vida. Há um choque que tem origem externa, ninguém em Portugal é culpado deste choque que fez disparar os preços, e não há nada que o governo possa fazer que impeça isso, explica Luís Aguiar-Conraria.

O Investigador do NIPE crê que o Governo Português deve “apoiar os portugueses que mais precisam”, explicando no mesmo comentário que deve haver um aumento equilibrado de salário e inflação, de forma a que os portugueses se possam adaptar sem impactar a inflação.

São ainda feitos comentários acerca da taxa de desemprego que vigora no nosso país, impactos do aumento, em particular, da energia e impacto da atual crise no Orçamento de Estado.

Consulte o comentário completo..