Logotipo NIPE

Notícias

Data

12.12.2018

QUEM SAI A GANHAR COM AS ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÕES DIFERENCIADAS? NEM SEMPRE É O CONSUMIDOR DE ROSA BRANCA ESTEVES

90 Segundos de Ciência

Rosa Branca Esteves

QUEM SAI A GANHAR COM AS ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÕES DIFERENCIADAS? NEM SEMPRE É O CONSUMIDOR

NIPE nos Media

Todos já recebemos mensagens de cadeias de hipermercados ou de lojas de retalho com promoções baseadas nos nossos hábitos de consumo e talhadas apenas para nós. Mas quem sai a ganhar com esta estratégia?​


Rosa Branca Esteves, professora associada do Departamento de Economia da Universidade do Minho (UM) e investigadora do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais (NIPE), está a desenvolver o projeto Estratégias de Concorrência na Era do “Big Data” com o objetivo de conhecer os benefícios e as desvantagens destas campanhas de promoções personalizadas junto dos consumidores.

Este projeto pretende assim investigar em que medida o acesso a dados massivos por parte das empresas têm um efeito negativo na concorrência e no bem-estar dos consumidores.

“Na primeira linha de investigação preocupamo-nos em analisar em que medida esta utilização de dados permite às empresas discriminar preços, mais precisamente, oferecer preços cada vez mais personalizados, e tentamos então perceber se as entidades reguladoras devem permitir ou bloquear o acesso e a utilização destes dados com vista a este tipo de práticas”, explica.

Há contextos onde os consumidores ganham mas há contextos onde os consumidores perdem. Em concreto, Rosa Branca Esteves pretende conhecer os contextos em que os consumidores podem sair prejudicados.

“Isto tende a ocorrer em situações onde as empresas não têm todas o mesmo acesso às bases de dados, ou seja, existe assimetria no acesso a estas bases de dados. Ocorre também em contextos em que as preferências dos consumidores não são uniformes e também quando as empresas acabam por utilizar estratégias de publicidade diferenciada com vista então à oferta de preços diferenciados como por exemplo sabemos que as empresas não enviam SMS com conteúdos iguais para consumidores diferentes”, salienta.

Isto significa que a oferta de preços diferenciados a diferentes consumidores dificulte a comparação de preços entre lojas distintas, além de criar desigualdade entre os clientes da mesma loja.

O projeto Estratégias de Concorrência na Era do “Big Data” é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e tem como data prevista de conclusão Abril de 2019.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Google Scholar | UM