LÍGIA PINTO ELEITA PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL-APESB

Lígia Pinto, Professora Associada do Departamento de Economia da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho foi eleita Presidente da APESB- Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental.
A APESB é uma entidade não governamental, fundada em 1980, interessada no estudo, desenvolvimento e divulgação de conhecimentos nos sectores ambientais de águas e resíduos. No plano de ação apresentado destaca-se a realização de eventos de âmbito nacional e internacional e de outras ações que, em conjunto, permitam reforçar o papel da APESB como organismo promotor da troca de conhecimentos técnicos e científicos, e como facilitador da implementação de soluções eficientes que promovam a inovação, a sustentabilidade, a eficácia e a eficiência dos serviços de águas e resíduos. Pela sua importância destacam-se ainda as ações de promoção de parcerias com associações representantes de setores económicos potenciadores de simbioses industriais com os sectores da Água e Resíduo, a identificação de áreas de interesse mútuo com as entidades municipais, nomeadamente na promoção de cidades mais sustentáveis e inteligentes, a promoção da participação da APESB nas atividades da ISWA, IWA, EWA e WEF e respetivos grupos especializados, e ainda promover a divulgação nacional das atividades desenvolvidas na área dos resíduos, na área da gestão da água, tanto para consumo em diferentes usos, como residuais e pluviais e a edição regular da revista “Água & Resíduos”, num formato eletrónico, e com promoção nos Países de língua Portuguesa.
O Conselho Diretivo da APESB, é ainda composto pela Engenheira Paula Campos (AGERE), pelo Engenheiro Pedro Bastos (Águas do Norte), pela Professora Nídia de Sá Caetano (ISEP) e pelo Engenheiro Pedro Álvaro (Águas do Tejo Atlântico). A tomada de posse teve lugar no dia 17 de Março de 2021.