Lígia Pinto e Marieta Valente, investigadoras do NIPE, lançam livro sobre Economia do Ambiente

Lígia Pinto e Marieta Valente, Professoras do Departamento de Economia da Escola de Economia e Gestão e membros do NIPE, lançaram um livro intitulado de “Economia do Ambiente: Conceitos e desenvolvimentos”, em co-autoria com a professora Cristina Chaves, professora da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

A Economia do Ambiente é considerada um sub-ramo da Ciência Económica, abordando temas comuns às ciências sociais e humanas, naturais e do ambiente, e engenharia. Numa perspetiva de investigação, temas como as alterações climáticas, a sustentabilidade, a poluição e política ambiental, têm contribuído para a visibilidade da investigação em economia e política do ambiente.

O livro publicado pelas investigadoras do NIPE, servirá de apoio à aprendizagem para estudantes de Economia, Gestão e Ciências do Ambiente de 1º e 2º ciclo de estudos do ensino superior, constituindo uma ferramenta de trabalho para investigadores e profissionais com interesse nas temáticas abordadas.

Para além disto, Lígia Pinto coordenou também uma obra inaugural pertencente à coleção Estratégica da Biblioteca Nacional de Portugal “Pobreza e fome, uma história contemporânea. Temas, metodologias e estudos de caso”. Esta obra referencia algumas das temáticas mais relevantes para uma compreensão dos fenómenos da pobreza e da fome no Portugal moderno, estimulando a reflexão sobre a degradação ambiental, a desigualdade e a discriminação social, considerando questões como o racismo, a sobre‑exploração de humanos e não‑humanos, questões de género, poluição e as alterações climáticas. É publicada no âmbito do atual projeto programático do IHC.