Investigadora do NIPE distinguida com Prémio de Investigação EEG

Linda Veiga, Investigadora do NIPE e Professora Catedrática da Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho, foi distinguida com o Prémio de Investigação EEG 2022 da Universidade do Minho, pela publicação do artigo “Local labor impact of wind energy investment: An analysis of Portuguese municipalities“, na revista Energy Economics, em co-autoria com Hélia Costa.
O prémio é atribuído pela Escola de Economia e Gestão (EEG) a um professor ou investigador da EEG, autor do artigo com o maior número de votos dos presidentes da Conselhos Científicos das principais Escolas e Universidades do país nas áreas de Economia, Gestão e Ciência Política.

O estudo investiga a existência, distribuição e duração dos impactos do investimento em energia eólica no mercado de trabalho local. Utilizando dados de 278 municípios portugueses do continente ao longo de 21 anos (1997 a 2017), os resultados indicam que ao longo dos dois anos de construção de um parque eólico, há de facto uma diminuição do desemprego a nível local, mas que não há ganhos significativos no emprego a longo prazo.  O efeito positivo de curto prazo faz-se sentir principalmente  entre a população masculina, na maioria trabalhadores não qualificados. O estudo conclui ainda que os investimentos em energia eólica geram um efeito positivo, de curto e de longo prazo, nas receitas dos municípios. (Ver mais aqui)

Linda Gonçalves Veiga, é atualmente a diretora do NIPE. É doutorada em Economia pela Universidade da Carolina do Sul (EUA), ensina e investiga Economia Pública e Política, publicou amplamente e coordenou vários projetos de investigação financiados por entidades externas. Ocupou vários cargos de gestão na Universidade do Minho e na EGG e foi membro do Conselho de Administração da Sociedade Europeia de Escolha Pública. Tem também experiência em consultoria, nomeadamente para as Nações Unidas, a OCDE, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, o Tribunal de Contas Português e a Direção Geral dos Governos Locais.