Investigador do NIPE distinguido com Prémio de Mérito Científico

Fernando Alexandre foi distinguido com o prémio de Prémio de Mérito Científico 2022 da Universidade do Minho, pela sua atividade de investigação.

A Universidade do Minho entregou, no passado dia 17 de fevereiro, na cerimónia do seu 48.º aniversário, o Prémio de Mérito Científico 2022 a Fernando Alexandre, investigador do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais (NIPE) e Professor da Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho.

Esta distinção é atribuída anualmente a docentes da UMinho que se destaquem pela sua atividade de investigação.

“É a validação do meu trabalho pela minha instituição e de toda uma equipa, que motiva e nos dá confiança para prosseguirmos este caminho, dando o melhor de nós”, disse Fernando Alexandre.

Fernando Alexandre, economista doutorado pelo Birkbeck College da Universidade de Londres, é professor associado com agregação na EEG, com profundo e reconhecido trabalho de investigação no estudo da economia portuguesa.

Ocupa os cargos de vice-presidente do Conselho Económico e Social, consultor da Fundação Francisco Manuel dos Santos e membro do Conselho para a Produtividade. Foi secretário de Estado no XIX Governo Constitucional e é consultor da Comissão Europeia e do Governo português, entre outras entidades. É ainda autor ou coordenador de oito livros sobre a economia portuguesa e de artigos em revistas científicas internacionais de referência.

Veja aqui a entrevista: https://bit.ly/3uVawP4