Logotipo NIPE

Notícias

EXPRESSO | Opinião de Luís Aguiar-Conraria

Luís Aguiar-Conraria, Professor Catedrático da EEG e Investigador do NIPE, opina, no jornal Expresso, acerca do tema “Quem ganha e quem perde com este orçamento”. 

O Investigador do NIPE afirma que “Ao prever uma atualização dos escalões de IRS de 5,1%, o que se está a fazer é, precisamente, neutralizar o efeito da inflação esperada para o próximo ano.” e analisa a atualização dos escalões de IRS e a redução da taxa marginal do 2º escalão do mesmo imposto, concluindo que se tratará, simultâneamente, de um agravamento e de uma redução de IRS, ou seja, segundo Luís Aguiar-Conraria, “quem ganha cerca de 1500 € mensais (14 meses por ano) verá a sua fatura de IRS descer. Quem ganha mais do que isso terá o IRS agravado.”

Para além disto, é feita uma análise acerca do impacto da atualização nos funcionários públicos e conclui que quem beneficia desta atualização são, principalmente, as empresas.

Por fim, considera que a redução da dívida pública é algo positivo que deverá dar algum conforto e segurança às contas do Governo no caso de a situação económica das famílias em 2023 exigir medidas extraordinárias de apoio.

Consulte o artigo completo aqui.