Publicações

Quality provision in hospital markets with demand inertia: The role of patient expectations

(2021) Journal of Health Economics , 80

Enquanto pacientes, as expetativas que geramos quanto às nossas necessidades de cuidados de saúde futuras têm influência na escolha que fazemos no presente de um hospital em detrimento de outro . A procura dirigida a um hospital depende, assim, das expetativas dos pacientes. E, num contexto em que os hospitais competem para atrair pacientes, o incentivo a aumentar a qualidade dos seus serviços é tão mais forte quanto mais sensível à qualidade a procura for.

Utilizando um modelo de concorrência hospitalar, o estudo demonstra que a sensibilidade da procura à qualidade é determinada pelo tipo de expetativas que os pacientes têm e explora diferentes possibilidades para o comportamento destes: pacientes míopes escolhem um hospital apenas com base nas variáveis atuais e ignoram o futuro; pacientes ingénuos têm o futuro em consideração, mas sob o pressuposto errado de que os aumentos da qualidade são permanentes; e pacientes racionais preveem a evolução da qualidade corretamente.

O erro dos pacientes ingénuos torna-nos mais sensíveis à qualidade do que os míopes, estimulando os hospitais a aumentá-la. Diferentemente, quando os pacientes são racionais, a relação efetiva entre qualidades presente e futura ganha preeminência, porque os pacientes compreendem-na. Se maior qualidade no presente for um prenúncio de menor (suficientemente maior) qualidade no futuro, a sensibilidade da procura é a menor (maior) dos três casos. Uma situação que leva os hospitais a oferecer um nível de qualidade que varia entre mínimo e máximo. Para os pacientes, a racionalidade é ocasionalmente prejudicial.