Projetos

S4F – Competências de Futuro? O Valor e a eficácia de um Ensino Superior Baseado em Competências

O projeto tem como objetivo desenvolver novas ferramentas empíricas e experimentais para avaliar as competências transversais desenvolvidas por diplomados do ensino superior (ES) universitário e aferir o seu valor na promoção de maior empregabilidade e melhores remunerações nos primeiros anos de carreira profissional. O projeto pretende contribuir para o debate sobre a necessidade e os desafios de adotar uma lógica de ES baseado em competências que decorrem da transformação do mundo do trabalho. Antecipando o seu futuro, o projeto segue uma lógica de “oferta-transição -procura” que dá especial importância aos desajustamentos entre oferta e procura de competências e aos problemas de transição para o mercado de trabalho. Mais do que o aumento do número de diplomados, o projeto visa alertar os decisores de políticas públicas para que considerem: i) a capacidade do sistema capacitar graduados e pós-graduados com competências exigidas no mercado de trabalho, e; ii) o valor (retorno) atribuído pelo mercado de trabalho a essas competências. Um maior desfasamento entre oferta e procura deverá resultar em desperdício de recursos públicos e num menor contributo do sistema para o aumento dos níveis de produtividade na economia portuguesa.

Equipa

Íris Barbosa Carla Sá João Cerejeira Miguel Portela Carla Freire

Instituições Participantes

Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior Universidade do Porto Universidade de Aveiro