DigEcoBus

Dinâmicas Concorrenciais e Inovação no Modelo de Negócio na Era Digital: teorias e aplicações

Referência NORTE-01-0145-FEDER-028540 . Este projeto de investigação estuda os efeitos económicos das tecnologias digitais de nova geração. Pretende examinar os efeitos estratégicos e de bem-estar da customização em massa; diferenciação da qualidade baseada no comportamento do consumidor; produtos, publicidade e preços direcionados; e barreiras de interoperabilidade tecnológica que limitam a implementação do paradigma de customização em massa. Também se concentra na inovação do modelo de negócios no contexto da economia digital, comparando projetos de mercado alternativos para plataformas digitais e investigando como as plataformas digitais podem usar Big Data para implementar com sucesso esquemas de discriminação de preços. Os resultados teóricos serão posteriormente utilizados para a realização de um estudo empírico sobre as dinâmicas emergentes na indústria da moda portuguesa. Finalmente, o projeto promoverá a criação de um observatório independente para a Indústria 4.0 para reunir diferentes partes interessadas nos desafios / oportunidades digitais nos novos ecossistemas industriais.

Investigador Principal

Joana Rita Resende

Coordenador Local

Rosa Branca Esteves