Notícias

Luis Cabral (NYU) visitou o NIPE, onde apresentou o seminário “O Ensino Da Economia No Século 21”

Luis Cabral, Professor Paganelli-Bull de Economia e Negócios Internacionais na NYU Stern School of Business e líder mundial enquanto economista industrial, visitou o NIPE no dia 9 de março e apresentou um seminário sobre o “Ensino da Economia no século 21”, tendo por base o seu livro “Introduction to Microeconomics”.

Na construção de um debate frutuoso, Luis Cabral avançou com ideias provocadoras sobre a abordagem de longa data em livros de microeconomia, estas tanto desafiam como apoiam algumas das suas imagens de marca/conceções: (a) concorrência perfeita como ponto de referência para a dinâmica do mercado; (b) eficiência do mercado (excedente total) como métrica de valor dominante; e (c) homo economicus como ponto de referência comportamental.

O Professor da NYU partilhou a sua opinião crítica num contexto mais amplo das mudanças tectónicas que a economia mundial sofreu na última metade de século, um período em que os economistas receberam um poder notável e foram sujeitos a um escrutínio equivalente. Desde as alterações climáticas à desigualdade de rendimentos, não enquadradas por apelos à ruptura com o capitalismo ouvidos em todo o espectro público, os atuais riscos que as economias mundiais enfrentam, a reavaliação do comando e a reforma do ensino da Economia, argumentou Luis Cabral.

Luís Cabral sublinhou que os professores deviam pensar no desafio de reformar o ensino da economia e apontou a importância deste como motivação para escrever um novo livro sobre a introdução à microeconomia.

Helia Marreiros, investigadora do NIPE e session chair, abriu o espaço para debate e Luís Sá, investigador do NIPE, debateu o uso de modelos no ensino da Economia. Professores e estudantes juntaram-se à discussão.

Download grátis do livro “Introduction to Microeconomics” do Professor Luis Cabral.