Francisco Carballo-Cruz, investigador do NIPE, coordena estudo sobre o impacto económico do Mercadona em Portugal

Francisco Carballo-Cruz, investigador do NIPE e Professor do Departamento de Economia coordenou um estudo sobre o impacto económico da cadeia de supermercados espanhola Mercadona, em Portugal.

O estudo foi desenvolvido em colaboração com o Instituto Valenciano de Investigaciones Económicas (IVIE) e analisou o impacto da empresa espanhola (que constituiu a empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, de forma a operar no país), relativamente a vendas, rendimentos, emprego e receitas públicas, para o período compreendido entre 2019 e 2022. Esta quantificação considerou não só os impactos diretos, como também os indiretos, gerados pela atividade da empresa ao longo de toda a sua cadeia de valor.

O relatório produzido no âmbito deste estudo demonstra que a empresa Mercadona foi responsável por impactos económicos, setoriais e territoriais significativos, em Portugal, e que a expansão esperada da empresa continuará a ser de grande relevância.