Conferências e Workshops

Bom Jesus - Braga

Início15.11.2013 08:30Fim16.11.2013 18:00

Resumo do evento

Tema: “Economia, Sociedade e Mercados num Mundo Global”. Orador convidado: Robert Allen (Univ. Oxford). Organização: NIPE, CITCEM e APHES.

O APHES 2013 – XXXIII Encontro da Associação Portuguesa de História Económica e Social realizou-se a 15 e 16 de novembro de 2013 nos Hotéis do Bom Jesus, em Braga. O evento teve o tema Economia, Sociedade e Mercados num Mundo Global e foi promovido pelo Nucleo de Investigação em Políticas Económicas (NIPE) da Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho, Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM) e Associação Portuguesa de História Económica e Social (APHES).

Robert Allen, professor de História Económica do Nuffied College da Universidade de Oxford, foi o orador convidado. A comissão organizadora incluiu Cristina Moreira, Paulo Reis Mourão (ambos da EEG-UMinho), José M. Lopes Cordeiro e José Viriato Capela (ambos do ICS-UMinho). O envio de resumos de trabalhos decorreu até 31 de maio e aceitação de comunicações até 30 de junho de 2013.

Contextualização
As relações entre mercado, sociedade e Estado têm constituído um dos principais temas que nas últimas décadas animaram os debates no âmbito das Ciências Sociais. O papel do Estado no sistema económico e social foi sempre alvo de controvérsia, a qual se viu reforçada pela importância que o mesmo adquiriu no século XX. As políticas económicas e sociais que emergiram a partir da ação do Estado no conjunto da sociedade, assim como os mecanismos utilizados para a sua implementação, abriu um vasto campo de pesquisa que busca novas análises e interpretações. Uma reflexão sobre as mudanças ocorridas nas relações entre mercado, sociedade e Estado, proporcionou um significativo contributo sobre as redefinições ocorridas no papel que este assumiu em diferentes contextos históricos.