Logotipo NIPE

Eventos

Escolas de Verão

Econometria Bayesiana

Orador convidado

James Hamilton (University of California, San Diego, EUA)

Local

EEG I Universidade do Minho

Data

Início30.06.2008 09:30Fim02.07.2008 23:59

Resumo do evento

+ informação

Decorreu na Escola de Economia e Gestão o V Curso de Verão do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas cujo tema foi “Econometria Bayesiana”. O curso foi leccionado pelo Professor James Hamilton, da Universidade da Califórnia, San Diego (EUA), um dos maiores especialistas mundiais naquela área. Participaram neste curso 60 académicos e especialistas de todo o mundo.

O V Curso de Verão do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas, á semelhança dos cursos anteriores, foi dedicado a um tema de grande actualidade na investigação em Economia e foi leccionado por um dos maiores especialistas mundiais da área. Este ano o tema foi “Econometria Bayesiana” e será apresentado em três sessões pelo Professor James Hamilton da Universidade da Califórnia, San Diego (Estados Unidos), um dos maiores especialistas mundiais em Econometria, na área das Séries Temporais. O Professor James Hamilton é também um dos maiores especialistas mundiais na análise dos efeitos macroeconómicos dos choques petrolíferos, sendo ainda autor de artigos seminais na datação dos ciclos económicos e na utilização de modelos Markov-switching. Os seus trabalhos têm sido publicados nas melhores revistas científicas, como por exemplo, Econometrica, American Economic Review, Journal of Monetary Economics, Journal of Political Economy, Journal of Econometrics. O professor James Hamilton é ainda o autor do mais referenciado livro de séries temporais para estudantes de ensino pós-graduado, Time Series Analysis da Princeton University Press.

O extraordinário avanço na capacidade computacional e a necessidade de estimar modelos em contexto de diferentes formas de incerteza têm contribuído para a generalização dos métodos de estimação Bayesianos na análise económica.
A relevância do tema escolhido, e a escolha do Professor James Hamilton para o leccionar, reflecte-se na origem e formação académica dos participantes no V Curso de Verão do NIPE: 60 participantes de 20 países, e de algumas das melhores escolas de economia da Europa como a London School of Economics, Universidade de Cambridge, Universidade de Bocconi, Universidade de Estocolmo ou Universidade de Warwick, entre outras. Há ainda a destacar a presença de elementos do Banco Central Europeu, do Banco de Inglaterra e dos Bancos Centrais da Noruega, da República Checa, da Eslováquia, de Israel e de Portugal. No passado dia 3 de Junho, Quinta-feira, o Professor James Hamilton apresentou o seminário “Regional Business Cycles”.

O V Curso de Verão do NIPE contou com o apoio do Banco de Portugal, da Fundação Luso-Americana, da Fundação Gulbenkian e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Professores
Fernando Alexandre e
Luís Aguiar-Conraria
Departamento de Economia
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho
4710-057E-mail
falex@eeg.uminho.pt e lfaguiar@eeg.uminho.ptTelef. : 253604546