Escolas de Verão

Dynamic Panel Data Analysis

Orador convidado

Frank Windmeijer (Institute for Fiscal Studies, London)

EEG I Universidade do Minho

Início30.06.2005 09:30Fim01.07.2005 23:59

Resumo do evento

O Professor Frank Windmeijer do Institute for Fiscal Studies de Londres apresentará as técnicas de estimação mais recentes para dados em paineis dinâmicos. Os estimadores de Arellano-Bond e o de Blundell-Bond serão alvo de especial enfoque.

O curso começará por rever as técnicas de estimação tradicionais para dados em painel: efeitos fixos e aleatórios, variáveis instrumentais e ainda o método generalizado dos momentos. De seguida, o curso prosseguirá com a apresentação dos estimadores de Arellano-Bond e o de Blundell-Bond. O curso incluirá ainda inferência em amostras finitas e estimação empírica por máxima verosimilhança.

O curso inclui uma vertente teórica, onde serão discutidas as mais recentes técnicas de estimação, e uma vertente prática, que permitirá aos participantes implementar estas técnicas em dados reais nos seus computadores. O programa informático utilizado será o STATA (versão 8.0) mas não é exigido qualquer conhecimento prévio do programa. Assume-se apenas que os participantes possuem conhecimentos de econometria ao nível de introdução à microeconometria.